Os apagões generalizados na Ucrânia podem durar até março, alertou uma das autoridades de energia do país, enquanto a população se prepara para um inverno rigoroso após semanas de constantes ataques russos à rede elétrica.
A empresa privada de energia DTEK Yasno foi instruída pelo operador da rede estatal a retomar os desligamentos de emergência em suas áreas de atividade, incluindo a capital Kiev e a região leste de Dnipropetrovsk, disse o diretor-geral da empresa, Sergey Kovalenko, na noite de segunda-feira no Facebook.
“Embora haja menos apagões agora, quero que todos entendam: os ucranianos provavelmente terão que conviver com apagões pelo menos até o final de março ”, alertou Kovalenko.
“Acho que temos que estar preparados para diferentes opções, mesmo as piores. Acumule agasalhos, cobertores, pense no que te ajudaria a aguentar um longo apagão”, disse em mensagem à população ucraniana.
Durante semanas, a Rússia atingiu a rede de energia da Ucrânia e outras infraestruturas do ar . Essa repressão causou interrupções de energia generalizadas e deixou milhões de pessoas sem energia, água ou aquecimento.
Temperaturas abaixo de zero são comuns durante o inverno no país. As autoridades começaram a evacuar civis de áreas recém-libertadas nas regiões do sul de Kherson e Mykolaiv, temendo que seja difícil sobreviver ao inverno.
Kovalenko acrescentou que, mesmo que não houvesse mais ataques russos, seriam necessárias interrupções de energia programadas em todo o país para garantir que a energia fosse distribuída uniformemente pela rede danificada.
GAZETA BRASIL