O Senegal garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo com uma emocionante vitória por 2 x 1 sobre o Equador na terça-feira, eliminando o time sul-americano do torneio.
O capitão Kalidou Koulibaly selou a passagem do campeão africano para a fase eliminatória com uma dramática vitória aos 70 minutos no Khalifa International Stadium momentos depois de Moises Caicedo empatar com o Equador.
O Grupo A do Mundial do Catar foi definido nesta terça-feira. A Holanda , que derrotou o país-sede, e o Senegal , que venceu o Equador , se classificaram para as oitavas de final e assim se juntaram a França, Brasil e Portugal , as únicas três seleções que haviam conseguido passagens para a próxima fase até o momento.
Até o momento, três seleções se despediram da Copa do Mundo do Catar 2022. A seleção anfitriã, o Catar, que ficou em último lugar na classificação do grupo A. O Equador, que ficou em terceiro lugar, e a seleção canadense, que perdeu nas duas sai e é colero do grupo F.
O drama de ponta a ponta veio depois que o pênalti confiante de Ismaila Sarr colocou o Senegal na frente pouco antes do intervalo, marcando apenas a recompensa por seu domínio do primeiro período contra um adversário feliz em sentar e tentar absorver a pressão.
O resultado final significou que o Senegal terminou em segundo lugar no Grupo A com seis pontos em três partidas, dois à frente do Equador, cujo torneio era muito promissor, mas terminou em amarga decepção.
Enquanto isso, a Holanda venceu o Catar por 2 a 0 na terça-feira, terminando na liderança e coroando um péssimo final de torneio para os anfitriões, que estavam na última colocação por não terem conquistado um único ponto em seus três jogos.
O Senegal avançou pela última vez na fase de grupos na Copa do Mundo de 2002, quando o time chegou às quartas de final em sua estreia no torneio.
O sucesso desta vez ocorreu apesar da ausência do atacante Sadio Mane, que viu seu sonho de Copa do Mundo desabar na véspera da competição, quando uma lesão no joelho o impediu de viajar para o Catar.