O Banco Central Europeu criticou duramente o bitcoin, nesta quarta-feira (30), dizendo que a criptomoeda está em um “caminho para a irrelevância”.
Em uma postagem no blog intitulada “A última posição do Bitcoin”, o diretor-geral do BCE, Ulrich Bindseil, e o analista Jürgen Schaff disseram que, para os proponentes do bitcoin, a aparente estabilização em seu preço nesta semana “sinaliza uma pausa no caminho para novos patamares”.
“Mais provavelmente, no entanto, é um último suspiro artificialmente induzido antes do caminho para a irrelevância – e isso já era previsível antes da FTX falir e enviar o preço do bitcoin para bem abaixo de US$ 16.000”, escreveram eles.
“O design conceitual e as deficiências tecnológicas do Bitcoin o tornam questionável como meio de pagamento: as transações reais do Bitcoin são complicadas, lentas e caras”, disse o banco. “Bitcoin nunca foi usado de forma significativa para transações legais no mundo real.”
“Bitcoin também não é adequado como investimento. Não gera fluxo de caixa (como imóveis) ou dividendos (como ações), não pode ser usado produtivamente (como commodities) ou fornecer benefícios sociais (como ouro). A avaliação de mercado do Bitcoin é, portanto, baseado puramente em especulação”, acrescentaram.