O Brasil é o segundo pais no mundo em que mais se usa aplicativos de relacionamento. Essa nova modalidade, que permite conhecer novas pessoas, tornou-se uma grande febre. Os solteiros da atualidade têm a oportunidade de achar seu grande amor de forma mais descomplicada, mas é preciso tomar algumas precauções antes de marcar encontros com pessoas desconhecidas através da internet. Na era digital em que vivemos, os cuidados precisam ser dobrados. Um exemplo de descuido foi identificado pelo PSafe em uma pesquisa com 10.755 entrevistados cuja base de dados foi cruzada com a do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento apontou que 34,38% dos brasileiros já tiveram algum tipo de relação com pessoas que conheceram virtualmente. Desses, 25,5% tiveram alguma perda financeira em decorrência de um relacionamento falso.
Em 2016, a Federal Trade Commission, dos Estados Unidos, recebeu 11.235 reclamações sobre golpes de relacionamento e romance. Em 2020, esse número cresceu para 52.593. As perdas para golpes de encontros online nos EUA superaram US$ 300 milhões em 2020. No Reino Unido, a quantia equivalente foi de 68 milhões de libras, dados levantados pelo site Kaspersky. Em decorrência dos malefícios causados por pessoas que se conhecem virtualmente, listo abaixo os cinco cuidados ao marcar encontros em aplicativos de relacionamento.
É importante ter certeza de quem está falando com você do outro lado da tela. Por isso, faça sempre chamadas de vídeo para identificar se as fotos e áudios de voz realizados em tempo real condizem com o enviado no chat. Seja detalhista e verifique se as características da foto batem com ao “ao vivo”. Detalhes como barba, cabelo, unhas, fisionomia facial e orelhas podem identificar possíveis informações falsas enviadas sem contato visual.
Antes de sair de casa para encontrar alguém, procure saber aonde está indo. Veja no mapa se o local de encontro fica próximo de regiões consideradas de alto risco. Não fique satisfeito em saber somente a altura do número do endereço informado: tenha sempre o endereço completo. Se por um acaso o seu amigo(a) virtual disser “vá para este endereço e me avise quando chegar que eu te encontro lá”, dobre a desconfiança e, se possível, desmarque o encontro neste dia.
Muitos golpes são aplicados por excesso de detalhes cedidos pelas vítimas. Um criminoso que sabe a placa de seu carro ou do táxi/transporte por aplicativo, sua vestimenta 100% detalhada e sua exata localização durante o deslocamento até o ponto de encontro, pode estar em vantagem por ter muitas informações.
Procure sempre encontrar-se com seu amigo(a) virtual em horário comercial e locais movimentados. Existem boas opções para encontros como shopping, praças de alimentação etc. Marque também encontros em locais não muito distantes de sua casa, caso precise pedir ajuda ou voltar sozinho.
Em hipótese alguma envie foto de seus documentos, cartões de crédito e comprovante de residência para desconhecidos. Esses pedidos podem ser comuns durante a conversa (no contexto, por exemplo, de a pessoa desconfiar de sua idade e dizer “só acredito vendo o RG”). Essa pode ser uma boa oportunidade para aplicar um golpe e fazer compras com seus dados.
Quer se aprofundar no assunto, tem alguma dúvida, comentário ou quer compartilhar sua experiência nesse tema? Escreva para mim no Instagram: @davisalvesphd.