O governo nacional decidiu nesta segunda-feira (19) decretar a terça-feira como feriado nacional através de um Decreto de Necessidade e Urgência (DNU). O objetivo é que os argentinos saiam para comemorar com a seleção que conseguiu o título mundial no Catar. O mais impressionante foi que, embora as festividades sejam realizadas na cidade de Buenos Aires, a medida abrangerá todo o território nacional. Diante disso, houve alguns governadores que anunciaram que não vão aderir.
Segundo o site de notícias da Argentina Infobae, haverá uma exceção. As entidades bancárias e a AFIP vão funcionar até às 12h00 . Enquanto o restante das empresas implementará o esquema usual que usam em cada feriado. Haverá mais detalhes que serão conhecidos quando o texto for publicado.
“Declarar feriado nacional no dia 20 de dezembro de 2022 para que o povo argentino possa celebrar e compartilhar com o FUTEBOL MASCULINO ARGENTINO o título de Campeão do Mundo de Futebol obtido na “Copa do Mundo FIFA QATAR 2022”, sustenta o DNU assinado pelo Presidente.
Além disso, em um segundo artigo, afirma: “Instruir os diferentes órgãos a implementar as medidas necessárias para manter a continuidade dos serviços essenciais”.
A equipe de Lionel Scaloni chegará depois da meia-noite e ficará hospedada na propriedade da AFA em Ezeiza. De lá partirão amanhã de manhã em uma caravana que percorrerá a Cidade de Buenos Aires e terá como epicentro da festa o Obelisco.
GAZETA BRASIL