Aqueles que utilizam motos como seu meio de locomoção devem se atentar ao uso correto do capacete. Saiba agora quais são as novas regras sobre esse equipamento de segurança tão importante!
A mudança nas leis referentes ao uso do capacete como equipamento de proteção para motoristas de motocicletas foi realizada pelo Contran.
É indispensável o uso desse equipamento quando se dirige ou está no garupa de motocicletas, isso segundo a medida de segurança obrigatória imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O uso do capacete tem a função de proteger o motorista e o passageiro, a fim de evitar que em casos de acidentes aconteçam ferimentos graves. No entanto, utilizar o capacete implica diversas outras regras, já que não é qualquer capacete que garante sua segurança.
Existem regras acerca do tamanho correto, tipo, forma e, até mesmo, o modelo a ser utilizado. Isso se deve porque todos esses fatores influenciam na segurança do indivíduo.
Novas regras
As novas regras acerca do uso dos capacetes foram impostas pela resolução 940/22 do Contran. Dessa forma, todos os capacetes devem conter o selo de autorização do INMETRO.
Para o uso correto do equipamento, ele deve ser preso firmemente à cabeça do usuário, por baixo do queixo, sendo fixado pelo engate e pela cinta jugular.
Não se deve utilizar o equipamento com a presilha solta. Além de ser contra as regras de uso do equipamento, em casos de acidentes não irá proteger o motorista ou o garupa como deveria.
Para melhorar a visibilidade dos motociclistas para os outros condutores, principalmente durante à noite, é necessário colocar componentes reflexivos na parte traseira e lateral do equipamento.
Também é obrigatório que o capacete contenha uma viseira. No caso do motorista, é bom optar por não utilizar essa parte do equipamento, ele deverá, obrigatoriamente, utilizar óculos de proteção.
Esses óculos de proteção deverão também seguir as regras e ser específicos para esse fim. Dessa forma, não é possível utilizar o capacete sem viseira junto a um óculos de sol comum.
Essas medidas visam, principalmente, manter a segurança do condutor e do garupa enquanto estiverem utilizando a motocicleta como forma de locomoção.
CAPITALIST