O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou a viagem ao Brasil e não vai participar da posse de Lula, na tarde deste domingo (1º). Em seu lugar virá Jorge Rodriguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, segundo informações de fontes do Itamaraty.
Em princípio, Maduro estava impedido de entrar no Brasil, em razão de uma portaria editada pelo governo federal em 2019, que proibia o ingresso no país de “altos funcionários do regime venezuelano” — o que incluía Maduro e cerca de outros cem integrantes do governo.
Na última sexta-feira (30), no entanto, uma portaria interministerial foi publicada no DOU (Diário Oficial da União), revogando a decisão de 2019. Dessa forma, a entrada do ditador no Brasil deixou de esbarrar em qualquer tipo de impedimento legal.
Um dos fatores que influenciaram a decisão do avião venezuelano. Por temer sanções comerciais, a distribuidora responsável pelos abastecimentos de aeronaves em Brasília não deu garantias de que atenderia da aeronave do líder venezuelano.