“O próximo grande obstáculo agora serão os caças”, disse Yuriy Sak, que assessora o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov.
“Se os conseguirmos, as vantagens no campo de batalha serão imensas Não são apenas os F-16, aeronaves de quarta geração, é isso que queremos.”
A Força Aérea da Ucrânia tem uma frota de antigos caças da era soviética que saíram da linha de montagem antes mesmo de Kyiv declarar a independência, há mais de 31 anos. Os aviões de guerra são usados ??para missões de interceptação e para atacar posições russas.
O apoio militar ocidental foi vital para Kiev e evoluiu rapidamente durante a guerra. Antes da invasão russa, até mesmo a ideia de fornecer ajuda letal à Ucrânia era altamente controversa, mas os suprimentos ocidentais quebraram tabu após tabu.
“Eles não queriam nos dar artilharia pesada, então deram. Eles não queriam nos dar sistemas HIMARS , então eles o fizeram. Eles não queriam nos dar tanques, agora estão nos dando tanques. Além das armas nucleares, não há mais nada que não consigamos”, disse Sak.