Ao ser contatado pelos golpistas, a orientação é que a vítima registre boletim de ocorrência.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) emitiu uma alerta para familiares e pacientes internados em Hospitais Regionais geridos pelo Estado. Criminosos estão se passando por profissionais para realizar cobranças pelos serviços ofertados pelas unidades de saúde e conseguir informações das vítimas.
Muito similar aos casos já registrados no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital Municipal São Benedito, ambos administrados pela Empresa Cuiabana de Saúde. Os golpistas entram em contato com familiares através de ligações e pedem valores para dar continuidade ao tratamento de saúde de pacientes internados nas unidades estaduais, mesmo os serviços sendo prestados via Sistema Único de Saúde (SUS) e são 100% gratuitos à população.
Os Hospitais Regionais de Sinop, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Rondonópolis, Sorriso, o Hospital Metropolitano, de Várzea Grande, e o Hospital Estadual Santa Casa, de Cuiabá, já emitiram alertas e orientaram os familiares dos pacientes hospitalizados para não realizarem qualquer transação financeira.
Ao ser contatado pelos golpistas com cobranças de qualquer valor por atendimento da rede pública de saúde, a orientação é que a vítima registre boletim de ocorrência.