Nesta quinta-feira (23), os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciara que o espaço aéreo sobre a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, será fechado a partir do próximo dia 6 de abril. A previsão anterior do fim das operações conjuntas para interromper o garimpo ilegal nas Terras Yanomami era 6 de maio, mas a data foi antecipada.
“Hoje fizemos reunião para avaliação, em operação conjunta com os ministérios, e agora nós optamos por 6 de abril”, disse o ministro da Defesa. Ainda conforme Múcio, antes os voos ilegais chegavam a trinta num único dia. Hoje não passam de um ou dois por dia.
O ministro Flávio Dino disse que, além do fechamento do espaço aéreo, a Polícia Federal fará uma nova fase da operação, com foco no fim dos garimpos ilegais, a partir da próxima semana. “Identificamos as áreas em que ainda há operações de garimpo, onde há apoio a essas operações ilegais. Serão alvo, nos próximos dias, de ações da PF”, disse Dino.
Os ministros também disseram que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve fazer um censo no território yanomami para identificar e coletar dados das pessoas que morem na região.