O presidente russo, Vladimir Putin, acusou os membros da Otan de entrar no conflito na Ucrânia doando armas para o país e disse que o Ocidente planeja dividir a Rússia.
“Eles estão enviando dezenas de bilhões de dólares em armas para a Ucrânia. Isso realmente é participação”, disse Putin em entrevista ao canal Rossiya-1 que foi ao ar neste domingo (26).
“Isso significa que eles estão participando, ainda que indiretamente, dos crimes cometidos pelo regime de Kiev”, disse Putin.
Ele disse que os países ocidentais têm “um único objetivo – desmembrar a antiga União Soviética e sua parte principal – a Federação Russa”.
“Só então eles talvez nos aceitem na chamada família dos povos civilizados, mas apenas separadamente, cada parte separadamente.”
Putin falou à margem de um concerto patriótico realizado em Moscou na quinta-feira, na véspera do primeiro aniversário do início da ofensiva em grande escala da Rússia na Ucrânia.
Na entrevista, Putin também reiterou seus apelos por um mundo multipolar e disse que “não tinha dúvidas” de que isso aconteceria.
GAZETA BRASIL