Mato Grosso tem cinco casos da nova varíola que estão sob investigação. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na sexta-feira, 24 de fevereiro, dois são tratados como suspeitos e outros três como prováveis para a doença.
Os dois pacientes que estão com sintomas semelhantes à doença são da cidade de Tabaporã. Já os casos que estão sendo tratados como prováveis são de Campo Novo dos Parecis, Campo Verde e Cuiabá.
Ao todo, Mato Grosso já registrou 116 casos confirmados da doença. Os municípios que tiveram pacientes infectados com a nova varíola foram Cuiabá (64), Várzea Grande (25), Sinop (5), Campo Novo dos Parecis (4), Tangará da Serra (4), Barra do Garças (2), Novo Mundo (2), Araputanga (1), Cáceres (1), Campo Verde (1), Guarantã do Norte (1), Nova Xavantina (1), Poxoréo (1), Primavera do Leste (1), Rondonópolis (1), São Félix do Araguaia (1) e Sorriso (1).
O número de casos descartados chegou a 181.
Morte
Mato Grosso registrou uma morte causada pela nova varíola. A vítima era um homem de 27 anos, morador da cidade de Campo Verde.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o diagnóstico da doença foi confirmado no dia 5 de setembro. Ele foi transferido para o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) no dia 21 do mesmo mês onde ficou internado mais de dois meses.
A pasta alega que o homem apresentava baixa imunidade e comorbidades que agravaram o quadro da doença.