Neste domingo (4), os astronautas chineses da missão Shenzhou-15 retornaram com segurança à Terra após mais de 180 dias na estação espacial em órbita do país. A cápsula de reentrada, com os taikonautas Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu a bordo, pousou em Dongfeng, local de pouso na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, às 6h33 no horário de Pequim, de acordo com informações divulgadas pela Agência Espacial Tripulada da China (CMSA). A equipe médica presente confirmou que o trio estava com boa saúde, declarando sucesso total da missão Shenzhou-15.
Fei Junlong, o comandante da missão, foi o primeiro a sair da cápsula.
“Gostaria de informar ao meu país e ao povo que a tripulação do Shenzhou-15 concluiu com sucesso todo o trabalho e tarefas designados em órbita. Voltamos à Terra com segurança. Estamos nos sentindo bem”, disse ele à Global Times, estatal de notícias da China.
Após Fei, Deng Qingming, operador da missão, expressou sua gratidão aos que contribuíram para a missão.
“Minha experiência dos últimos 25 anos me levou a acreditar no poder dos sonhos e na perseverança, não importa a minha idade, estou sempre feliz porque meu país precisa de mim”, disse ele.
Deng, de 57 anos, foi selecionado como membro da primeira geração de astronautas da China em janeiro de 1998 e foi membro reserva da tripulação nas missões Shenzhou-10 e Shenzhou-11. Shenzhou-15 foi sua primeira missão espacial.
Shenzhou-15 também foi a primeira missão espacial do Operador Zhang Lu. “No futuro, primeiro vamos voltar à forma o mais rápido possível e retomar o treinamento para nos prepararmos para a próxima missão”, disse ele após sair da cápsula.
A espaçonave Shenzhou-15 foi lançada em novembro de 2022 .
Em 3 de dezembro de 2022, a tripulação do Shenzhou-15 conduziu a primeira rotação em órbita da China com o trio de astronautas do Shenzhou-14 .
Durante sua estada na Estação Espacial da China, os três astronautas realizaram quatro atividades extraveiculares (EVAs), estabelecendo um novo recorde para tripulações de astronautas chineses em caminhadas espaciais.
Eles também realizaram uma série de experimentos e testes científicos, que incluíram a instalação do conjunto de bombas de extensão extraveicular e a instalação e conexão de cabos transversais à cabine.
A tripulação do Shenzhou-15, com a maior média de idade entre as tripulações de astronautas chineses, não apenas alcançou um marco em EVAs, mas também testemunhou o momento histórico quando a Estação Espacial da China foi totalmente concluída no final de 2022, de acordo com o CMSA.
GAZETA BRASIL