O Desfile Cívico de 7 de Setembro, que celebrará o Dia da Independência do Brasil, deve reunir cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, de acordo com a previsão da Secom da Presidência da República.
Além da Secom, o Ministério da Defesa e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) organizam o evento.
Previsto para iniciar às 9h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o desfile terá como como slogan “Democracia, Soberania e União”.
O desfile tem previsão de durar cerca de duas horas. Entre outras atrações, terá execução do Hino Nacional, passagem das tropas das Forças Armadas, com veículos e aeronaves, apresentação de escolas públicas do DF, profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de várias instituições.
O ponto alto ficará por conta do tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, da FAB.
Cerca de 200 autoridades e convidados são esperados na tribuna de honra do presidente, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas. Não há previsão de discurso do presidente da República durante o desfile.
Na noite anterior, do dia 6 de setembro, está prevista a veiculação em rede nacional de rádio e televisão de um pronunciamento de Lula alusivo ao Dia da Independência.
No pronunciamento, ele deve reforçar a defesa da democracia e pedir união nacional.
Após o desfile, Lula vai direto para a Base Aérea de Brasília, onde embarca para participar da Cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta, em Nova Délhi, na Índia.
GAZETA BRASIL