Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), morreu na manhã deste sábado (2), aos 63 anos. Ele lutava contra um câncer de fígado desde agosto de 2022.
Sanovicz deixa esposa e quatro filhos. O velório será realizado a partir das 14h, no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo, e a cerimônia de cremação está marcada para as 18h.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o papel de Sanovicz no desenvolvimento do país. “Meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Eduardo Sanovicz”, disse Lula em uma rede social.
Sanovicz nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, em 1960. Formado em História, começou sua trajetória profissional e de militância ainda nos anos 1980, quando era estudante universitário.
Em 1980, foi eleito presidente do Centro dos Estudantes de Santos (CES), em uma campanha que mobilizou quase 18 mil estudantes.
Já formado, ganhou projeção nacional no Turismo, sendo o primeiro como diretor de Turismo da Prefeitura de Santos, entre os anos de 1993 e 1996. Depois, foi presidente do São Paulo Convention e Visitors Bureau, do Anhembi Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo, da Embratur, e teve uma breve passagem pela Reed Exhibitions.
Em 2012, Sanovicz fundou a Abear, entidade que reúne as principais empresas aéreas do Brasil. Ele presidiu a associação até maio de 2023, quando assumiu o comando do conselho deliberativo.
GAZETA BRASIL