A XIV Mostra de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) encerrou sua edição de 2023 com êxito, apresentando diversidade de pesquisas e evidenciando a excelência acadêmica dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição. Organizado anualmente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) em parceria com os programas de pós-graduação, o evento proporcionou a divulgação de projetos e resultados de pesquisa, promovendo a integração de conhecimentos e a socialização do saber.
No site oficial da XIV Mostra de Pós-Graduação, já estão disponíveis os vídeos de apresentação dos trabalhos dos Mestrandos e Doutorandos da UFMT. Ao todo, são 817 vídeos, organizados em 44 playlists do YouTube, cada uma dedicada a um Programa de Pós-Graduação (PPG) que submeteu trabalhos.
Um dos destaques da edição de 2023 foi o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), que contou com 45 trabalhos inscritos. Com temas que variaram desde “Transformações do comunitarismo swinger em tempos de cibercultura” até “O ROCK NA CAPITAL DO AGRO: onde estão as vozes femininas?”, o ECCO demonstrou sua relevância. O programa foi avaliado com o conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) neste ano.
Outro programa que se destacou foi o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM), que apresentou trabalhos com temas relevantes e atuais. Um exemplo notável foi a pesquisa do jornalista e mestrando André Fausti, intitulada “Narrativas de Pós-Verdade na CPMI do dia 8 de Janeiro”, orientada pelo professor Thiago Cury Luiz. O estudo abordou o ato de vandalismo causado em Brasília por manifestantes golpistas no Congresso, no Planalto e no STF no início deste ano. Confira:
A Mostra de Pós-Graduação, realizada de forma híbrida em 2023, combinou palestras presenciais e apresentações online de comunicações orais, proporcionando um encontro profícuo entre pesquisadores experientes e iniciantes, assim como entre membros de diferentes PPGs e de diferentes campi da UFMT. O evento reforçou seu papel no desenvolvimento, conclusão e integração de estudos, contribuindo para a formação acadêmica e científica na Universidade Federal de Mato Grosso e além, estabelecendo diálogo com a sociedade.
PBN Online