Estar sempre de mau humor ou ver o copo meio vazio não precisa ser uma sentença perpétua. Com um truque simples, qualquer pessoa pode mudar sua perspectiva e até mesmo sua vida, de acordo com uma especialista em treinamento cerebral.
Foi exatamente isso que aconteceu com Emilie Leyes, que compartilhou no TikTok como adota um hábito de "instalação" para parar os pensamentos negativos.
"Minha vida mudou completamente e minha mente ficou maravilhada quando descobri que era possível usar esse pequeno truque cerebral para parar de pensar tão negativamente o tempo todo", disse Leyes, que também é hipnoterapeuta certificada.
Para entender por que isso funciona, é importante saber que os humanos têm um viés de negatividade, o que significa que tendem a dar mais peso e foco a coisas negativas do que a positivas. Isso faz sentido, especialmente para quem já se fixou em uma crítica negativa em meio a um feedback positivo ou não consegue parar de relembrar um momento embaraçoso, mesmo após várias interações sem constrangimento.
Do ponto de vista evolutivo, focar no negativo parecia lógico — era assim que aprendíamos a evitar perigos. No mundo moderno, isso pode significar reações desproporcionais a pequenos desconfortos, levando ao pessimismo e à infelicidade.
"Se você se vê pensando negativamente, não é sua culpa — seu cérebro é programado assim", explicou Leyes. "A boa notícia é que você pode realmente contrariar esse viés de negatividade e mudar a maneira como seu cérebro funciona."
O truque preferido de Leyes é chamado de "instalação" e foi desenvolvido pelo neuropsicólogo Rick Hanson, Ph.D. Segundo Dr. Hanson, o processo de aprendizagem tem dois estágios: ativação e instalação. Durante a ativação, estamos experimentando algo, seja bom ou ruim. Então vem a fase de instalação, onde armazenamos a memória dessa experiência em nossos cérebros.
"Sem essa instalação — sem a transferência da experiência dos buffers de memória de curto prazo para o armazenamento a longo prazo — experiências benéficas, como sentir-se cuidado, são momentaneamente agradáveis, mas não têm valor duradouro", explicou Hanson. "Não há aprendizado, crescimento ou mudança para melhor."
Enquanto isso, as experiências negativas são "instaladas" automaticamente graças à evolução. Portanto, se você quiser instalar as positivas, terá que trabalhar nisso.
Você pode fazer isso amplificando realmente essas experiências positivas, saboreando-as devidamente quando acontecerem. Primeiro, pause para notar o que há de bom na experiência no momento, seja o sabor de uma comida deliciosa, a sensação de calma ao caminhar em um dia agradável ou a alegria de rir com um amigo.
Hanson sugere reservar de cinco a dez segundos — ou mais — para permanecer com os bons sentimentos dessa experiência. "Quanto mais esses neurônios dispararem juntos, mais estarão ligando essa força interior ao seu cérebro", disse ele.
Ao fazer isso, você não está apenas absorvendo mais positividade naquele momento — com prática, está ensinando seu cérebro a focar mais no positivo no futuro.
"Você está realmente ampliando a resposta emocional a essa experiência positiva, o que com o tempo pode equilibrar esse viés de negatividade", disse Leyes no TikTok. "E está preparando o cérebro para absorver mais experiências boas conforme elas acontecem."
GAZETA BRASIL