Um acidente envolvendo um avião da companhia Azerbaijan Airlines deixou ao menos 39 mortos nesta quarta-feira (25), próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. A aeronave, um Embraer 190, transportava 67 pessoas, incluindo cinco tripulantes.
O voo regular partiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia, mas enfrentou problemas no trajeto. Devido à forte neblina, foi necessário desviar o pouso de emergência inicialmente solicitado em Majachkalá, no Daguestão russo, para Aktau.
Segundo o Ministério de Transportes do Cazaquistão, 28 pessoas sobreviveram ao acidente e foram hospitalizadas, com 22 delas em estado grave. A bordo estavam passageiros de diferentes nacionalidades: 37 azerbaijanos, 16 russos, seis cazaques e três quirguizes.
De acordo com as autoridades locais, o acidente ocorreu às 9h28 (horário local), após a tripulação relatar uma falha no sistema de controle às 8h35 e emitir um pedido de socorro. A possibilidade de um impacto com pássaros em um dos motores é apontada como a principal causa do desastre. Outra hipótese investigada é a explosão de um cilindro de oxigênio a bordo.
No momento da queda, um incêndio tomou conta do local, mas foi rapidamente controlado por equipes de emergência.
A Azerbaijan Airlines lamentou o ocorrido e informou que detalhes adicionais sobre as causas do acidente ainda estão sendo apurados.
GAZETA BRASIL