Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Últimas Notícias

Acordo de Cessar-Fogo Entre Israel e Hamas Sofre Atraso por Divergências Finais

Israel adiou na tarde desta quinta-feira a declaração oficial de que um acordo de cessar-fogo e liberação de reféns, anunciado no dia anterior por mediadores, havia sido alcançado com o Hamas.


Foto: DW

Israel adiou na tarde desta quinta-feira a declaração oficial de que um acordo de cessar-fogo e liberação de reféns, anunciado no dia anterior por mediadores, havia sido alcançado com o Hamas. As autoridades israelenses insistem que ainda restam detalhes a serem finalizados e que o Hamas está complicando as negociações de última hora.

Negociações em Curso

O chefe do Mossad, David Barnea, líder da equipe de negociação de Israel, foi enviado a Doha no sábado à noite e ainda estava na capital do Catar até a tarde desta quinta-feira, de acordo com um oficial familiarizado com as conversações.

Tanto os Estados Unidos quanto o Catar – que mediaram o acordo – proclamaram na noite de quarta-feira que um acordo havia sido alcançado para encerrar a guerra de 15 meses em Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. No entanto, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se absteve de comentar publicamente, dizendo que só o faria quando os termos fossem finalizados.

Controvérsias e Disputas

Apesar disso, a maioria dos oficiais israelenses indicou que o acordo estava praticamente fechado, com o foco voltado para a batalha política interna que antecede as votações esperadas no gabinete e no gabinete de segurança, que foram adiadas por várias horas.

O gabinete do primeiro-ministro emitiu um comunicado na manhã de quinta-feira acusando o Hamas de recuar em alguns acordos e criar uma “crise” na finalização do acordo. “O Hamas está voltando atrás nos entendimentos e criando uma crise de última hora que está impedindo um acordo”, disse o comunicado.

Outros relatos na mídia israelense sugerem que o atraso na convocação do gabinete se deve a tentativas de obter o apoio do ministro das Finanças da extrema-direita, Bezalel Smotrich, que ameaçou deixar o governo junto com o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, se a guerra terminar.

Durante a madrugada, o gabinete especificou que a disputa estava relacionada à liberação de prisioneiros de segurança palestinos, descrevendo “uma tentativa de última hora do Hamas de retirar uma cláusula do acordo que concede a Israel poder de veto sobre a liberação de assassinos em massa que são símbolos do terrorismo”. O gabinete afirmou que o Hamas estava “exigindo ditar a identidade desses assassinos”, contradizendo os termos acordados.

Acordo Vazado

Uma cópia vazada do acordo, cuja autenticidade foi posteriormente confirmada pelo The Times of Israel, declarou que os prisioneiros seriam liberados “com base em listas acordadas por ambos os lados”.

Após a declaração do governo israelense, o alto funcionário do Hamas, Izzat el-Risheq, afirmou que o grupo terrorista está comprometido com o acordo de cessar-fogo anunciado pelos mediadores na quarta-feira.

Um oficial israelense que não pertence ao gabinete de Netanyahu sugeriu que o primeiro-ministro está fazendo anúncios sobre rupturas nas negociações e adiando o anúncio do acordo que sua equipe de negociação assinou ontem, enquanto trabalha para manter sua coalizão intacta.

O oficial israelense reconheceu ao The Times of Israel que detalhes ainda estão sendo finalizados nas negociações, mas insistiu que os desacordos são relativamente menores e serão resolvidos nas próximas horas.

Retirada de Tropas

Separadamente, um alto funcionário diplomático negou aos repórteres na quinta-feira que Israel tenha concordado em retirar gradualmente suas forças do Corredor Filadélfia ao longo da fronteira entre Gaza e Egito desde o início do cessar-fogo. O funcionário disse que as tropas israelenses permanecerão na área “durante toda a primeira fase, todos os 42 dias”. O número de tropas implantadas permanecerá o mesmo, mas serão distribuídas de maneira diferente, incluindo postos avançados, patrulhas, pontos de observação e controle ao longo de toda a rota.

Só no 16º dia da primeira fase, acrescentou o oficial, as negociações começarão sobre o fim da guerra, e “se o Hamas não concordar com as exigências de Israel para encerrar a guerra, Israel permanecerá no Corredor Filadélfia também no 42º dia e também no 50º dia”.

Termos do Acordo

A cópia vazada do acordo afirma que o lado israelense “reduzirá gradualmente as forças na área do corredor durante a fase 1 com base nos mapas acompanhados e no acordo entre ambos os lados”. No 42º dia, o acordo diz que “as forças israelenses começarão sua retirada e a concluirão, no mais tardar, até o 50º dia”.

De acordo com os termos do acordo, a fase inicial de seis semanas do cessar-fogo verá a liberação gradual de 33 reféns israelenses – incluindo dois que foram mantidos em Gaza por muitos anos. Durante essa fase, Israel deverá retirar-se gradualmente das áreas densamente povoadas da Faixa de Gaza, incluindo o Corredor Netzarim no centro, e se deslocar para um perímetro de 700 metros na fronteira de Gaza. A travessia de Rafah com o Egito será aberta para civis e feridos deixarem Gaza após a liberação de todas as reféns femininas na primeira fase, e os civis poderão começar a retornar ao norte de Gaza uma semana após o acordo.

No 16º dia da primeira fase, as negociações deverão começar sobre os termos da segunda fase do acordo, que deverá ver a liberação dos restantes 65 reféns.

Os terroristas liderados pelo Hamas sequestraram 251 reféns durante o ataque de 7 de outubro de 2023, e 105 foram libertados durante uma trégua temporária em novembro de 2023, enquanto quatro foram libertados anteriormente e oito foram resgatados vivos por tropas de Gaza. Os corpos de 40 reféns foram recuperados da Faixa, e dos 94 capturados que se acredita ainda estarem detidos, 34 foram confirmados mortos por autoridades israelenses. O destino de muitos dos outros é desconhecido.

Agências e jornais locais contribuíram para esta matéria.

GAZETA BRASIL

Mundo Últimas Notícias Acordo Cessar-fogo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!