Uma variante da Covid-19, denominada de Alphacoronavirus, foi encontrada pela primeira vez no Pantanal em morcegos que vivem em regiões florestais e prédios abandonados em Mato Grosso. A informação foi divulgada em um estudo publicado no Instituto Multidisciplinar de Publicação Digital (MDPI), neste mês.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Conforme a pesquisa, o Alphacoronavirus pertence à família do Coronavírus, a Coronaviridae, e é conhecido por causar infecções respiratórias em diversos mamíferos.
O estudo explica que as grandes epidemias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, em 2003, e a Covid, em 2019, estão associadas a mudanças nos habitats naturais dos animais, o que aumenta o contato entre humanos e animais selvagens e eleva o risco de novas infecções.
Ao g1, o médico veterinário e coordenador da pesquisa, Daniel Moura de Aguiar, contou que, por mais que o vírus seja do mesmo grupo que o Coronavírus, não há evidências de que essa variante possa ser transmitida a seres humanos.
Moura apontou o impacto das alterações nos habitats naturais como um fator que pode modificar os hábitos dos morcegos, promovendo o contato entre diferentes espécies e potencialmente disseminando o vírus. Além disso, desmatamentos e queimadas foram destacados como fatores que intensificam o contato entre morcegos e seres humanos, especialmente em regiões vulneráveis do Pantanal.
O levantamento realizado no Pantanal marca um avanço significativo na compreensão das zoonoses em regiões de grande biodiversidade, segundo o responsável pela pesquisa em Mato Grosso.
G1/MT