O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que serve como prévia do Produto Interno Bruto (PIB), apontou um crescimento de 3,8% da economia brasileira em 2024, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (17). Contudo, o mês de dezembro registrou uma queda de 0,70%, um reflexo das altas sucessivas da taxa Selic, atualmente fixada em 13,75% ao ano.
Comparado ao mesmo período de 2023, o mês de dezembro apresentou um crescimento de 2,4%, considerando a série sem ajuste sazonal. O quarto trimestre de 2024 manteve a estabilidade, com uma variação de 0,0% em relação ao trimestre anterior. No entanto, o crescimento foi significativo quando comparado ao quarto trimestre de 2023, com uma alta de 4,4%.
A queda no último mês do ano está associada à política monetária mais rígida, adotada pelo Banco Central para conter a inflação. O impacto das altas da Selic tem levado a um esfriamento da atividade econômica, refletindo diretamente no desempenho de alguns setores.
O resultado oficial do PIB de 2024 será divulgado em 7 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
GAZETA BRASIL