É de suma importância que toda a população mantenha os quintais e lotes sempre limpos, descartando recipientes que possam acumular água
Com a chegada do período chuvoso e em prol de segurança à saúde coletiva, a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, orienta que a população tenha boas práticas de higiene em suas residências e quintais, a fim de evitar a proliferação dos casos de Dengue.
O período marcado pelas chuvas e pelo calor, é favorável para que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, deposite seus ovos em recipientes que acumulam água. "Precisamos redobrar os cuidados, como: não deixar água parada, não deixar a caixa-d"água sem a tampa, deixar as garrafas viradas para baixo, não acumular e descartar lixos no local correto. A dengue mata", disse a diretora de Vigilância Ambiental, Tiara Shimano.
Considerando a gravidade da doença causada pelo Aedes Aegypti, é importante que toda a população se conscientize e mantenha os quintais e os lotes sempre limpos, e realize o descarte do lixo de forma correta. Essas pequenas atitudes diárias contribuem com a limpeza urbana e evitam a proliferação de insetos que podem transmitir doenças para a população.
A Prefeitura também disponibiliza Ecopontos, geridos pela Vigilância Ambiental e pela Secretaria de Meio Ambiente para que a população faça o descarte adequado de alguns materiais.
O descarte correto de pneus velhos pode ser feito no Ecoponto localizado na Rua Laudelino Souza Santos, n° 478, no bairro Bela Vista, em frente ao Ferro Velho do Messias. Para mais informações os cidadãos podem entrar em contato (66) 3401-3623.
Já o descarte de garrafas pets, materiais de plástico, latas de alumínio, embalagens de enlatados e caixas de papelão podem ser feitos nos Ecopontos instalados nos centros de ensino municipal ou no Campus da UFMT Araguaia.