Membros da seleção alemã de futebol protestaram contra a proibição da FIFA de jogadores que usam braçadeiras LGBTQ na Copa do Mundo cobrindo a boca ao posar para uma foto da equipe.
Todos os jogadores do 11 titular da Alemanha posaram para a foto oficial do time antes da partida de estreia na quarta-feira contra o Japão, usando a mão direita para cobrir a boca.
O protesto foi em resposta à ameaça do órgão regulador do futebol internacional de impor sanções à Alemanha e seis outras nações europeias se seus jogadores usassem braçadeiras com estampas de arco-íris em apoio aos direitos LGBTQ durante a Copa do Mundo deste ano.
De acordo com as regras da FIFA, os jogadores são obrigados a usar apenas o que é autorizado como parte do uniforme de sua equipe. Na segunda-feira, a organização ameaçou aplicar cartões amarelos aos jogadores que desrespeitassem as regras.
As sete nações europeias que competem na Copa do Mundo disseram em uma declaração conjunta à ESPN no início desta semana que todas planejam abandonar o uso de braçadeiras anti-discriminação OneLove devido a temores de sanções da Fifa.
No Twitter , a seleção da Alemanha disse que queria usar a braçadeira em apoio ao seu capitão, o goleiro do Bayern de Munique, Manuel Neuer, e sua defesa nas questões LGTBQ.
“Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para defender os valores que defendemos na seleção alemã: diversidade e respeito mútuo”, disse o time. “Juntamente com outras nações, queríamos que nossa voz fosse ouvida.”
“Não se tratava de fazer uma declaração política – os direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser dado como certo, mas ainda não é o caso. É por isso que esta mensagem é tão importante para nós”, acrescentou a equipe. “Negar-nos a braçadeira é o mesmo que nos negar a voz. Mantemos nossa posição.”
We wanted to use our captain"s armband to take a stand for values that we hold in the Germany national team: diversity and mutual respect. Together with other nations, we wanted our voice to be heard.
— Germany (@DFB_Team_EN) November 23, 2022
GAZETA BRASIL