Durante coletiva em Buenos Aires nesta segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou em “resgatar” o BNDES no financiamento de empreendimentos para países da América do Sul “dentro das possibilidades econômicas” do Brasil.
O petista citou a construção de um gasoduto saindo de Vaca Muerta, 2ª maior reserva do mundo de gás de xisto e a quarta de petróleo não convencional, localizado na província de Neuquén, na Patagônia argentina.
“Tenho certeza [de] que os empresários brasileiros têm interesse no gasoduto. Certamente os empresários brasileiros têm interesse nos fertilizantes que a Argentina tem. Tenho certeza que os empresários brasileiros têm interesse no conhecimento científico e tecnológico da Argentina. E, se há interesse dos empresários e há interesse do governo e temos um banco de desenvolvimento para isso, vamos criar as condições para fazer o financiamento que pudermos fazer para ajudar o gasoduto argentino”, disse Lula.
O petista disse que tem “orgulho de quando o BNDES tinha mais recursos que o Banco Mundial” e podia financiar uma obra num país da América do Sul ou da África.
“É isso que os países maiores têm que fazer para auxiliar os países que têm menos condições em determinados momentos históricos”, afirmou.
GAZETA BRASIL