Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

balão chines

EUA derrubam balão chinês apontado como "espião"


Os Estados Unidos derrubaram um balão chinês na costa da Carolina neste sábado (4) apontado como “espião”. O balão de alta altitude passou a última semana viajando pelo país, segundo o Pentágono.

“Esta tarde, sob a direção do presidente Biden, aviões de caça dos EUA designados para o Comando Norte dos EUA derrubaram com sucesso o balão de vigilância de alta altitude lançado e pertencente à República Popular da China (PRC) sobre as águas da costa da Carolina do Sul em Espaço aéreo dos EUA”, disse o secretário de Defesa, Lloyd Austin , em comunicado.

Uma operação está em andamento para recuperar os destroços do balão caído, confirmou a Associated Press .

A Federal Aviation Administration (FAA) suspendeu voos de três aeroportos na Carolina do Norte e na Carolina do Sul e fechou espaço aéreo adicional na tarde de sábado como parte de um “esforço de segurança nacional” com o Departamento de Defesa. O balão foi visto voando sobre as Carolinas no sábado .

Os comandantes militares dos EUA já haviam se recusado a abater o balão, que foi estimado em cerca do tamanho de três ônibus escolares e viajando a cerca de 60.000 pés, devido a questões de segurança no solo, por AP.

Autoridades de defesa dos EUA confirmaram a existência do balão na quinta-feira, depois que ele foi visto pela primeira vez pairando sobre Montana na quarta-feira. Pequim reconheceu na sexta-feira que o balão era chinês, mas alegou que era um dirigível civil usado principalmente para pesquisas meteorológicas.

“Afetado pelos Westerlies e com capacidade limitada de autodireção, o dirigível se desviou muito de seu curso planejado”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China. “O lado chinês lamenta a entrada não intencional do dirigível no espaço aéreo dos EUA devido a força maior.”

No entanto, a presença do balão aumentou as tensões em uma relação já tensa entre Pequim e Washington. O secretário de Estado, Antony Blinken , adiou uma viagem a Pequim na sexta-feira, com um alto funcionário do Departamento de Estado chamando o balão de “clara violação de nossa soberania e do direito internacional”.

GAZETA BRASIL

Mundo Balão Chines EUA

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!