Em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta sexta-feira (10), o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) afirmou que o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) “não propicia um avanço institucional”.
Porém, na entrevista, o ex-ministro e ex-juiz da Lava Jato defendeu que o Congresso Nacional debata uma reforma do Judiciário.
“Impeachment de ministros do STF não propicia um avanço institucional”, disse o ex-magistrado ao ser perguntando se é a favor da proposta de impeachment.
“Agora, discutirmos a reforma do Judiciário é oportuno. Aprovar leis que estabeleçam que decisões monocráticas, se não forem submetidas ao colegiado em um tempo determinado, percam a eficácia. Mandato para novos ministros do STF é razoável. Retirar do Supremo essa competência tóxica criminal. O foro privilegiado gera uma série de distorções”, afirmou Moro.
O senador também comentou sobre o que pensa sobre a atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes.
De acordo com Moro, Alexandre de Moraes “tomou uma série de decisões controvertidas em situações extremas”: “Agora temos que olhar pra frente. Minha expectativa é que possamos retomar a normalidade institucional, com liberdade de expressão ampla, imunidade parlamentar inviolável e censura proibida pela Constituição”.
GAZETA BRASIL