O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que irá ao Congresso explicar as decisões do BC sobre a taxa de juros quantas vezes for necessário. Declaração ocorreu em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta sexta-feira (14).
Ao ser questionado sobre a intenção de parlamentares do PT de convocá-lo para dar explicações no Parlamento sobre juros, Campos Neto disse que está disponível.
“É o meu trabalho”, respondeu ao ser questionado se falaria aos congressistas se fosse convocado. “Eu acho que minha função é explicar, eu acho que esse debate de juros é muito válido. Eu vou explicar quantas vezes for necessário. É importante falar sobre o tema de juros. O juro no Brasil é alto? É alto, e essa é uma questão legítima para a sociedade. Estou disposto a explicar quantas vezes forem necessárias”, disse Roberto Campos Neto.
Ao longo da semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou a atual política de juros do BC, sob o comando independente de Roberto Campos Neto. O petista chamou de “vergonha” a última decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) – que manteve a taxa de juros em 13,75%, alegando cenário político – e cobrou que a indústria pressione pela redução da taxa.
GAZETA BRASIL