Estado dá prejuízo de R$ 12 milhões ao crime organizado
Uma aeronave carregada com cerca de 450 quilos de cocaína foi apreendida em Alta Floresta (804 km de Cuiabá), nesta quarta-feira (1º) durante uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O piloto conseguiu fugir. O prejuízo para o crime organizado é de cerca de R$ 12 milhões, somando a droga e a aeronave apreendidas.
Um caça A-29 Super Tucano e a aeronave radar E-99 foram empregados para monitorar umo avião de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização, sem plano de voo e foi detectada pelos radares da Força Aérea Brasileira. As forças de segurança foram direcionadas para abordar a aeronave no solo após o pouso em uma pista não homologada no interior do Estado de Mato Grosso.
No avião foram encontrados os cerca de 400 kg de cocaína, mas o piloto já não estava no local quando os policiais se aproximaram. Conforme a Polícia Federal, a atividade faz parte do esforço conjunto e integrado das forças de segurança envolvidas na repressão de voos ilícitos em pequenas aeronaves carregadas com drogas.
As investigações contra o tráfico de drogas continuam, com especial atenção à prisão das lideranças e à descapitalização das organizações criminosas. O Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.