A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) está investigando duas mortes de crianças que pode ter sido por dengue, em duas cidades de Mato Grosso. Conforme informações, um bebê de 1 ano e um menino de 9 anos teriam morrido em decorrência da doença neste domingo (26), em Primavera do Leste (234 km de Cuiabá) e Rondonópolis (216 km de Cuiabá), respectivamente.
A SES-MT informou que a morte do paciente de Rondonópolis é suspeita de dengue e está sob investigação. A SES ainda pontuou que, até o momento, a Secretaria não foi notificada sobre o óbito por dengue em Primavera do Leste, no entanto, a pasta já está em contato com o município.
A Saúde estadual enfatizou também que, durante o período epidêmico para dengue, relacionado ao maior volume de chuvas, é imprescindível o controle do vetor - o mosquito Aedes aegypti - por meio das medidas de prevenção à sua proliferação, além de tratamento imediato após a manifestação dos primeiros sintomas. Os sinais iniciais da doença são febre alta, maior que 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
De acordo com o Informe Epidemiológico de Dengue de Mato Grosso, com dados de janeiro de 2023 a 21 de março de 2023, uma morte por dengue já aconteceu em Colíder este ano até o momento. Até agora, o Estado já contabilizou 11.006 casos notificados, 7.694 casos prováveis e 6.707 confirmados neste ano. Além do óbito confirmados, outros cinco constam como investigados.
Hiper Notícias