O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que R$ 150 milhões serão destinados a municípios para apoio na segurança escolar. O valor será transferido do Fundo Nacional de Segurança Pública. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (5).
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai fortalecer o apoio às rondas escolares, patrulhas escolares. Isso será feito por intermédio de um edital que nós vamos conversar com o ministro Camilo [Santana, da Educação] e com os secretários estaduais de Segurança”, disse Dino.
O ministro também anunciou que o contingente de policiais federais monitorando redes sociais e outros ambientes virtuais em busca de ameaças foi aumentado de 10 para 50 agentes. “Estou constituindo um grupo emergencial de monitoramento daquilo que é chamado de deep web, porque há ameaças em relação a outras escolas, universidades e nós estamos a partir de amanhã com 50 policiais que vão se dedicar exclusivamente a monitoramento dessas ameaças”, disse Flávio Dino.
“Estamos vendo nesse instante, no país, uma ideia de pânico. Há ameaças em relação a outras escolas, universidades”, disse o ministro.
A decisão ocorre após o ataque a uma creche no município de Blumenau, em Santa Catarina. Quatro crianças morreram durante o episódio. Por causa do episódio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou ministros para uma reunião no Planalto para tratar da segurança em áreas escolares no país.
O edital deve ser publicado na próxima semana, segundo Dino.
Três meninos e uma menina morreram, segundo a Polícia Civil, as vítimas tinham entre 4 e 7 anos. Após o massacre, o criminoso se entregou às autoridades no Batalhão da Polícia Militar.
GAZETA BRASIL