A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta segunda-feira (6) que concluiu as análises das duas caixas-pretas do avião Embraer 190, que caiu no Cazaquistão em 25 de dezembro de 2024, deixando 38 mortos. Em comunicado, a FAB afirmou que os trabalhos de extração, aquisição e validação dos dados contidos nos dois gravadores de voo foram concluídos no sábado (4). As informações estarão em um relatório final da investigação, cuja divulgação é de “exclusiva responsabilidade da Autoridade de Investigação do Cazaquistão, conforme o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional”.
“Após as atividades, todos os dados foram entregues à Autoridade de Investigação do Cazaquistão, agência responsável pela análise e investigação do acidente em pauta, conforme os protocolos internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos”, disse a FAB em nota. A análise foi realizada no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília, com a participação do Ministério da Defesa brasileiro e do Ministério dos Transportes do Cazaquistão.
No sábado, o presidente russo, Vladimir Putin, admitiu pela primeira vez que a defesa aérea russa estava ativa na quarta-feira, durante um alegado ataque de drones da Ucrânia, quando um avião da Azerbaijan Airlines tentou pousar e acabou caindo no Cazaquistão. Putin pediu desculpas pelo que chamou de “trágico incidente” e reafirmou a necessidade de realizar uma investigação “objetiva e transparente” sobre o caso. Ao todo, 38 pessoas morreram.
Em uma conversa telefônica com o seu homólogo do Azerbaijão, Putin destacou que “o avião comercial tentou repetidamente aterrissar no aeroporto de Grosny. Ao mesmo tempo, Grosny, Mozdok e Vladikavkaz foram atacadas por drones de combate ucranianos, e a defesa aérea russa repeliu esses ataques”. O presidente russo, porém, não indicou se o avião foi atingido por mísseis do país. No telefonema, Aliev afirmou a Putin que o avião da Azerbaijan Airlines foi impactado por "interferência física e técnica externa".
Enquanto isso, a Azerbaijan Airlines falou em "interferência externa, física e técnica" e anunciou que suspenderá os voos para dez cidades russas após o acidente, com base nos "resultados preliminares da investigação". O governo afirmou que a segunda caixa-preta foi encontrada.
Dmitry Yadrov, chefe da Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, confirmou em um vídeo para a Tass que o aeroporto de Grosny estava enfrentando uma ofensiva de drones ucranianos no momento em que a aeronave da Azerbaijan Airlines planejava pousar. Yadrov disse que ao piloto foram oferecidas várias opções de aeroportos para o pouso, mas que ele escolheu voar para o Cazaquistão.
GAZETA BRASIL