Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Últimas Notícias

Café Sem Açúcar Reduz Risco de Diabetes Tipo 2, Revela Estudo

O consumo de café pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, mas somente se não houver adição de açúcar.


Foto: CNN Brasil

O consumo de café pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, mas somente se não houver adição de açúcar.

Um estudo analisou o consumo de café de quase 290.000 pessoas, entre as quais cerca de 13.000 desenvolveram diabetes tipo 2. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam café puro tinham 10% menos risco de desenvolver diabetes tipo 2 para cada xícara diária consumida.

O benefício era semelhante para aqueles que adicionaram leite ao café. No entanto, as pessoas que adicionaram açúcar viram esse benefício reduzido pela metade – o risco de diabetes tipo 2 foi apenas 5% menor por xícara de café. Isso se referia às pessoas que adicionavam, em média, uma colher de chá de açúcar ao café.

É sabido que os consumidores de café, segundo evidências anteriores, ganham menos peso ao envelhecer, o que pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. A cafeína e os compostos vegetais encontrados no café também podem reduzir a inflamação no corpo, que está ligada ao diabetes tipo 2. No entanto, a adição de açúcar aumenta as chances de ganho de peso.

O Dr. Matthias Henn, que liderou o estudo na Harvard T.H. Chan School of Public Health, afirmou: ‘Beber café pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, mas adicionar açúcar ou adoçantes reduz significativamente esses benefícios.’ Ele acrescentou: ‘Essas diferenças nos padrões de consumo forneceram insights importantes sobre os possíveis efeitos do café na saúde. Para maximizar os efeitos benéficos do café, considere não adicionar açúcar ou adoçantes artificiais.’

Os pesquisadores analisaram enfermeiras e profissionais de saúde masculinos envolvidos em três grandes estudos de saúde dos EUA. Esses participantes foram questionados sobre o consumo de café a cada quatro anos, como parte de um questionário alimentar. Ao longo de até 34 anos de acompanhamento, 13.281 pessoas desenvolveram diabetes tipo 2.

Cada xícara diária de café, independentemente de ser cafeinado ou descafeinado, reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 10%. No entanto, esse percentual de 10% foi ‘significativamente’ reduzido para 5% com a adição de açúcar. Os pesquisadores não analisaram as pessoas que adicionaram três ou mais colheres de chá de açúcar ao café, pois seu estudo era voltado para aqueles que adicionam uma quantidade ‘moderada’ de suplementos à bebida. O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

GAZETA BRASIL

Saúde Últimas Notícias Café Diabetes

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!