As sanções de Washington também congelaram quaisquer ativos sediados nos EUA detidos pelos indivíduos visados ??e proibiram os cidadãos dos EUA de negociar com eles.
O Tesouro disse que Lambert e Latortue estavam envolvidos no tráfico de cocaína da Colômbia para o Haiti. Ele também disse que os homens instruíram outros a se envolverem em violência em seu nome.
Lambert e o gabinete de Henry, primeiro-ministro do Haiti, não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da agência de notícias Reuters.
Em entrevista à emissora haitiana Radio Television Caraibes, Latortue negou as acusações contra ele e disse que as autoridades americanas ignoraram seus conselhos sobre treinamento policial e estratégias para enfrentar gangues. “Eles treinaram a polícia e hoje herdaram o que treinaram”, disse ele. “Eu disse "Aqui está como temos que lutar no Haiti." Desde que eles não estavam felizes.”
O Canadá e os EUA não identificaram quais gangues haitianas eles acreditavam estarem ligadas aos oficiais.
No mês passado, o Conselho de Segurança das Nações Unidas votou por unanimidade para impor sanções contra um dos principais líderes de gangues do Haiti, Jimmy Cherizier , mais conhecido como “Barbecue”.
A resolução do conselho estabeleceu um mecanismo para punir indivíduos e grupos que “ameaçam a paz, a segurança ou a estabilidade do Haiti” – e Cherizier foi a primeira pessoa a ser sancionada pelo esquema.
Enquanto isso, fontes disseram à Reuters na quinta-feira que a polícia haitiana assumiu o controle do terminal de combustível que estava bloqueado por gangues armadas desde setembro.
FONTE : AL JAZEERA E AGÊNCIAS DE NOTÍCIASGAZETA BRASIL