Trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde é exemplo para cidades da região
No mês de setembro, nos locais de saúde de todo o país foi realizado um trabalho bastante visível à população através da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Em 1994, o Brasil foi certificado, pela Organização Mundial da Saúde, como livre da poliomielite. Contudo, a doença, também chamada de pólio ou paralisia infantil, corre grande risco de ser reintroduzida no país, devido a evasão nas campanhas e salas de vacinação.
Pensando nisso, em um trabalho extensivo, a Secretaria de Saúde de Pontal do Araguaia, abrangendo todos os seus servidores, em especial os enfermeiros e técnicos em Enfermagem, os agentes comunitários de saúde e auxiliares administrativos, atingiram até esta terça-feira (04), a marca de 99,72% de crianças vacinadas contra a poliomielite.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica/Vacinação, Ivi Machado, o trabalho contou com ações de divulgação e também a ida das equipes de profissionais para aplicação das vacinas nas escolas e domicílios. Além do trabalho tradicionalmente realizado nos PSFs.
Fugindo do convencional, a equipe tem buscado essas crianças de uma forma mais incisiva, visitando seus lares e escolas. O trabalho visa conhecer a realidade dessas crianças, entender o motivo da evasão e sobretudo conscientizar sobre a importância da imunização.
Para Clenia Monteiro, secretária de Saúde do município, a esperança é de bater a meta de 100% de vacinados, até o final da primeira dezena de outubro.