A Rússia afirmou que repeliu na madrugada desta segunda-feira (05) uma “ofensiva em larga escala” da Ucrânia na região de Donetsk. De acordo com os russos, cerca de 250 militares ucranianos foram mortos e dezenas de veículos de combate foram destruídos.
Embora a Ucrânia prometa, há meses, uma ofensiva contra Moscou, Kiev não confirmou qualquer ataque nessa região e acusou o Kremlin de “espalhar mentiras”.
“Na manhã de 4 de junho, o inimigo lançou ofensiva em grande escala em cinco setores da frente na direção de Yuzhnodonetsky”, disse o Ministério de Defesa russo em comunicado. “O objetivo do inimigo era romper as nossas defesas no setor, que acredita ser o mais vulnerável. O inimigo não alcançou o seu objetivo, não conseguiu”.
Na mesma nota, a Rússia relata que o Exército da Ucrânia liderou a ofensiva com seis batalhões mecanizados e dois batalhões de tanques.
O porta-voz do ministério russo, Igor Konashenkov, disse que 250 militares ucranianos foram mortos e 16 tanques, três veículos de combate e 21 blindados ucranianos foram destruídos.
GAZETA BRASIL