O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta segunda-feira que acionou dois caças quando aviões de guerra britânicos se aproximaram de sua fronteira acima do Mar Negro, informou a AFP.
“À medida que os caças russos se aproximavam, os aviões de guerra estrangeiros se viraram e se distanciaram da fronteira russa”, disse o ministério em comunicado.
O ministério disse que os aviões envolvidos eram dois jatos Typhoon britânicos, acompanhados por uma aeronave de reconhecimento RC-135.
Os aviões russos retornaram em segurança para sua base aérea. Não houve violação da fronteira russa”, disse o ministério.
Os incidentes envolvendo aeronaves russas e ocidentais se multiplicaram nos últimos meses no Mar Negro e no Mar Báltico, à medida que Moscou continua com sua ofensiva na Ucrânia.
Em maio, Moscou disse que interceptou quatro bombardeiros estratégicos americanos acima do Mar Báltico em dois incidentes separados no espaço de uma semana.
A Rússia também acionou aviões de guerra para interceptar aeronaves francesas, alemãs e polonesas.
Em abril, um drone militar americano Reaper MQ-9 caiu no Mar Negro após uma confrontação que Washington atribuiu a dois caças russos.
GAZETA BRASIL