Durante discurso no Brics desta quarta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que os países mais ricos do mundo precisam disponibilizar recursos para que as nações emergentes possam preservar as suas florestas.
De acordo com o petista, os países desenvolvidos são os "grandes responsáveis" pela crise climática e "têm uma dívida histórica com o planeta Terra e com a humanidade".
"Para que as promessas já feitas pelos países ricos sejam cumpridas, o financiamento climático e de biodiversidade deve ser verdadeiramente novo e adicional em relação ao financiamento ao desenvolvimento", afirmou.
Em seu discurso, Lula afirmou que "precisamos de um sistema financeiro internacional que, ao invés de alimentar as desigualdades, ajude os países de baixa e média renda a implementarem mudanças estruturais".
"Os grandes responsáveis pelas emissões de carbono que causaram a crise climática foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial e alimentaram um extrativismo colonial predatório. Eles têm uma dívida histórica com o planeta Terra e com a humanidade", apontou o petista.
Lula também afirmou que as grandes potências globais não têm cumprido promessas e metas definidas em acordos climáticos internacionais.
"Precisamos valorizar o Acordo de Paris e a Convenção do Clima, em vez de terceirizar as responsabilidades climáticas para o Sul Global", afirmou.
GAZETA BRASIL