Mais de 400 estrangeiros e palestinos com dupla cidadania deixaram Gaza nesta terça-feira (7) com destino ao Egito, após a reabertura da passagem fronteiriça de Rafah. O bombardeio israelense contra um comboio de ambulâncias no domingo havia fechado a passagem. Os brasileiros na Faixa de Gaza ficaram fora da lista, mais uma vez.
Os evacuados tinham passaportes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Egito.
Além disso, 20 ambulâncias e 75 caminhões carregados com ajuda humanitária entraram em Gaza vindas do Egito na segunda-feira, segundo a imprensa local.
O grupo de brasileiros em Gaza é composto por 34 pessoas, sendo 24 brasileiros, sete palestinos com RNM (Registro Nacional Migratório) e três palestinos. Do total, 18 são crianças, 10 são mulheres e seis são homens. O grupo está dividido em duas cidades: 18 estão em Rafah, cidade mais próxima da fronteira, e 16 estão em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.
Em Rafah, são nove crianças, cinco mulheres e quatro homens aguardando autorização para deixar a cidade. Já em Khan Younis, são nove crianças, cinco mulheres e dois homens.
GAZETA BRASIL